Manutenção de subestações de Alta e Média Tensão, incluindo cabines primárias, painéis de Baixa, Média e Alta Tensão (Controle, Medição e Proteção), disjuntores, relés de proteção, transformadores, retificadores, cabos, nobreaks etc.
A manutenção preditiva é uma abordagem avançada de gestão de manutenção que utiliza técnicas de monitoramento e análise de dados para prever falhas e desgastes em equipamentos.
Seja por monitoramento contínuo, em que sensores são instalados nos equipamentos para colher dados em tempo real, como vibrações, temperatura, pressão e outros indicadores de desempenho, ou ainda prevenindo falhas. Isso reduz o tempo de inatividade desnecessário e aumenta a vida útil dos equipamentos.
A manutenção preditiva realizada pela MNG lhe trará benefícios, como: a redução de custos, evitando reparos emergenciais e estendidos, reduzindo os custos operacionais; maior eficiência, melhorando a eficiência operacional, pois a manutenção é realizada com base na condição real do equipamento e não apenas por calendário; aumentando a segurança no ambiente de trabalho, ao mitigar riscos de falhas catastróficas.
O objetivo é identificar problemas potenciais, como conexões deficientes, cargas desequilibradas e isolamento deteriorado.
A termografia elétrica é uma ferramenta importante para a manutenção preditiva de sistemas elétricos, pois permite identificar problemas antes que se tornem graves.
A análise físico-química avalia o estado do óleo isolante, sua capacidade, eficiência e nível de deterioração. Ao comparar essa análise com valores pré-determinados para o material, é possível identificar o procedimento mais adequado.
A análise cromatográfica de óleo isolante é um exame que identifica gases dissolvidos no óleo de transformadores elétricos. O objetivo é detectar falhas e deterioração no equipamento, para que se possa programar manutenções preventivas.
A medição da qualidade de energia elétrica é a análise de parâmetros elétricos para identificar desvios dos padrões normais. Ela é feita com equipamentos de medição conectados ao sistema elétrico. A medição da qualidade de energia elétrica é importante para garantir que os equipamentos elétricos funcionem de forma segura e contínua.
Manutenção preventiva é um conjunto de ações planejadas para evitar falhas em equipamentos, máquinas ou sistemas. Ela é realizada de forma regular, antes de que os equipamentos apresentem defeito, e visa prolongar a sua vida útil.
A manutenção preventiva é proativa, ao contrário da manutenção corretiva, que é realizada após a falha. Ela é importante para: aumentar a confiabilidade dos equipamentos; reduzir o risco de paradas não programadas; promover um ambiente de trabalho seguro; garantir o cumprimento das normas regulamentadoras e; economizar a longo prazo.
Atuamos em:
Manutenção corretiva é o reparo de um equipamento ou veículo que apresenta falhas ou quebras. O objetivo é restaurar as condições originais do equipamento, para que ele possa voltar a funcionar.
A manutenção corretiva pode ser planejada ou não-planejada. A planejada é feita após a detecção de um problema iminente, enquanto a não-planejada é feita em resposta a uma falha súbita.
Atuamos em: